Varazim Teatro

Valente Maio

Valente Maio


QUINTA 26 de Setembro | 22h

Café Concerto do Cine-Teatro Garrett


d’Orfeu AC (Águeda – Pt)

+ 23h22m22º ANIVERSÁRIO VARAZIM TEATRO AC

Sinopse:

O duo entre o violino e a viola d’arco protagoniza um dos conjuntos mais cúmplices da história da música. A sua familiaridade física, que lhes concebe uma semelhança de texturas e técnicas musicais, foi explorada ao longo dos séculos por inúmeros compositores e intérpretes. Manuel Maio, violinista, e José Valente, violetista, conhecidos pela flexibilidade linguística e irreverência criativa, sendo ambos também compositores premiados, associam-se para formar “Valente Maio”. Um duo, um encontro entre o violino e a viola que viaja entre múltiplos estilos, suscitando uma entusiasmante mistura entre virtuosismo e sensibilidade, entre o ‘clássico’ e o ‘jazz’, entre o que se conhece destes dois instrumentos e aquilo que, por eles, há-de vir.

O concerto registará uma confluência entre contextos, de uma conversa pertinente e atual entre a tradição e a contemporaneidade, protagonizada por uma formação instrumental cheia de potencialidade para explorar. 

Ficha técnica:

José Valente | viola d’arco

Manuel Maio | violino

Gonçalo Abade | direção técnica

Luís Fernandes | apoio cénico

Classificação Etária: M/12

Sobre a d’Orfeu:

A d’Orfeu é uma associação cultural que iniciou atividade em 1995 em Águeda com o objetivo de dinamizar atividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão. Nos primeiros anos dinamizou energicamente a formação das músicas tradicionais, rurais e urbanas, apresentando inovadores olhares sobre a tradição e organizou espólio documental. Nos anos seguintes, depositou atenção na criação de variadíssimos eventos públicos como os festivais temáticos com a perspicácia constante de apresentar oferta cultural normalmente alternativa em Portugal.

A d’Orfeu tem vindo a dedicar-se ao reforço e à dinamização de recursos de apoio à criação e desenvolvimentos artísticos. Geograficamente expandida, tanto pelas relações que foi sustentando local e internacionalmente como pela diversidade de interesses, a associação ultrapassa hoje o seu espaço físico através de todos os seus sócios, amigos, alunos, parceiros, etc que pela sua atividade multirelacional representam uma vontade muito humana: a de questionar a cultura que temos, baralhar criativamente e voltar a dar.

#e19 #eaquiinocio #edicao10eaquiinocio #festivaldeteatro #povoadevarzim #teatro #varazim #varazimteatro #entradagratuita #musica #todaafamilia #concerto #aniversario

Information

This entry was posted on 4 de Setembro de 2019 by in Festival É-Aqui-in-Ócio.

Navegação

%d bloggers like this: