Vai vem – Temporada Teatral na Póvoa de Varzim, Maio

VAI VEM
Um espectáculo de teatro físico
pelo GATO SA

dia 7 de Maio, 22 horas
Cine-Teatro Garrett

DSC_6095
“Lo peor no fue que nos arrojaran del paraíso lo más grave es que deseemos regresar a él”
Estanislao Zuleta


Sinopse
Um homem, um motivo, um lugar e começa a viagem.
A rota? Desconhecida.
Importa? Talvez não.

Tantas vezes repetida a história do destino e ainda que familiar, as perguntas, os desejos e os sonhos são distintos.
Aqui, quatro personagens, as suas histórias, um naufrágio e o alto mar. Encontrar o amor, escapar ao passado, fugir ao dever e encontrar um lugar onde voltar a semear, motivam a decisão de partir destes seres que sem bilhetes de volta soçobram num oceano imenso. Uma viagem incerta, inacabada e infinita, aparece suspensa num cenário através de mínimos relatos que nos lembram o Homem, tão familiar e enigmático, tão próprio como estranho, tão migrante como estático.
Vai Vem é uma viagem visual onde o corpo e o silêncio são os protagonistas. Inspirada na migração como território visual e no teatro físico como ferramenta narrativa, a obra apresenta as
personagens como sombras sem tempo que deambulam cruzando as suas histórias e, como um caleidoscópio, nos falam dos desapegos, da ilusão, dos vazios humanos, dos medos, da solidão, do amor, da vida e dos impulsos que nos levam a partir.

FICHA ARTÍSTICA
Encenação
Juan Carlos Agudelo Plata
Dramaturgia
Ángela Valderrama
Interpretação
Helena Rosa
Marina Leonardo
Raul Oliveira
Tomás Porto
Assessoria
Mário Primo
Desenho de Luz
Rui Senos
Sonoplastia
Jorge Oliveira
Animações Multimedia
Rui Senos
Nuno Cintrão
Máscaras
Mário Primo
Adereços e figurinos
Colectivo
Designer gráfico
Pedro Dias
Fotografía
José Mónica

A COMPANHIA GATO SA
Desde 1988 que o Grupo de Teatro de Santo André desenvolve actividades de experimentação e pesquisa, bem como de formação de actores e de público e ainda de criação e promoção teatrais. Desta intensa actividade surgiu em 1999 a AJAGATO com os seus principais projectos: a Mostra Internacional de Teatro de Santo André e a revista cultural cena’s.
O Gato SA montou até hoje 34 produções teatrais e ainda 15 obras de parceria com outras entidades. Vários dos actores, que iniciaram a sua formação no grupo, seguiram estudos superiores especializados e integram agora as produções profissionais como é o caso de Vai Vem.
O Gato SA ganhou em 1994 o primeiro prémio do III Festival de Teatro Vicentino promovido pela companhia A BARRACA de Lisboa e foi distinguido pela Presidência da República Portuguesa em 1998. As autarquias locais atribuíram medalhas de mérito ao GATO SA e à AJAGATO em 1991, 2009 e em 2012.

Anúncios