Espetáculo aMar para Sempre

Um convite da Fundação Dr. Luís Rainha para a criação de um percurso pelo mundo do teatro aos utentes de duas instituições emblemáticas da Póvoa de Varzim, o MAPADI (Movimento de Apoio aos Pais e Amigos do Diminuído Intelectual) e a Santa Casa da Misericórdia (Póvoa de Varzim). Foram promovidas sessões semanais orientadas pelo Varazim Teatro – Associação Cultural, que ao longo de 5 meses, permitiram aos participantes experimentar as técnicas utilizadas para o trabalho do Ator.

redes_web

Tendo em vista, não só a finalidade do espetáculo, mas sobretudo o desenvolvimento pessoal, o ultrapassar de obstáculos, a desinibição e o trabalho em grupo, foram sendo construídas assim as bases para que do dentro (de cada um) se passasse para o fora (aquilo que se conta e mostra).

A metodologia do trabalho, que desde a sua génese foi pensado para ter como temática de base a Póvoa de Varzim e as suas memórias, previu encontros com os utentes da Santa Casa da Misericórdia, em forma de entrevista, nas quais cada um teve a oportunidade de contar não só a sua história pessoal, mas também as memórias coletivas de que se faz a cidade.

A partir das histórias contadas, e das narrativas que das mesmas se puderam adivinhar, construiu-se uma dramaturgia que surgiu de jogos dramáticos orientados a partir da narração de partes das histórias recolhidas.

Tendo como atores os participantes do MAPADI, mais jovens, e como Contadores de Histórias os participantes da Santa Casa da Misericórdia, de idade maior, o espetáculo “aMar para sempre” tem um aroma de Mar e de Amor, inspirado na cidade que o acolheu.

Elenco*: Andreia, Cármen, Conceição, Fábio, Fernanda M., Fernanda P., Filipe, Gracinda, Guilhermina, Hélder, Irene, Isaías, Joana, João Miguel, Joaquim, Joaquim, Leonilde, Liliana, Mª do Alívio, Mª das Dores, Mª de Jesus, Marta, Nélson, Palmira, Patrícia, Raquel, Sandra, Sara, Sérgio, Tânia, Tiago. 

*atores com idades compreendidas entre os 17 e os 90 anos

Orientação: Eduardo Faria e Joana Soares (Varazim Teatro)

O resultado deste trabalho que leva o teatro a pessoas tão especiais será apresentado a público nos dias 25 e 26 de Outubro pelas 21h30, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim

Anúncios